TCE-PR em Foz destaca papel da sociedade na fiscalização de políticas públicas

Observatório em Foz do Iguaçu integrou a programação de fórum organizado pelo Tribunal, apresentando o trabalho da entidade em controle social.

Durante fórum de controle social em Foz do Iguaçu, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) destacou o papel da sociedade como parceira na fiscalização de políticas públicas, por meio de conselhos e observatórios sociais. O evento foi nessa quinta-feira, 2, no Centro Universitário UDC.

O Observatório Social em Foz do Iguaçu integrou a programação oficial, em que o vice-presidente para Assuntos Administrativos e Financeiros, João Carlos Zanatta, participou da mesa de abertura, e o vice-presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia, Haralan Mucelini, apresentou o trabalho da entidade. Voluntários, diretores e equipe técnica participaram da formação.

O fórum do TCE-PR em Foz do Iguaçu teve como tema “O Papel dos Conselhos Municipais no Controle de Políticas Públicas”. E objetivou fortalecer a atuação dos membros dos conselhos municipais de Assistência Social, Educação e Saúde no exercício do controle social.

Presidente do Tribunal de Contas do Paraná, o conselheiro Ivens Linhares destacou a importância da participação da sociedade, com o respaldo do TCE-PR, como parceira na fiscalização das políticas públicas. Conforme disse, a atuação dos conselhos municipais e observatórios sociais no apoio à fiscalização reforça o papel da cidadania e auxilia a própria administração municipal.

Também participaram o prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna; o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-PR), Gabriel Guy Léger; o procurador de Justiça Mauricio Kalache; e o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres.

João Carlos Zanatta, do OSB em Foz, durante a abertura do fórum do TCE-PR

(Observatório em Foz do Iguaçu com TCE-PR)