Curtida no vídeo vale um voto: entidade convida comunidade a participar e apoiar o controle social em Foz do Iguaçu.
O Observatório Social de Foz do Iguaçu está concorrendo ao Prêmio Nacional de Boas Práticas do Sistema OSB com o trabalho de educação fiscal nos meios digitais. São vídeos informativos publicados nas mídias sociais, que ampliam a comunicação e a conscientização.
Cada curtida no vídeo vale um voto. Assim, a entidade convida a comunidade para assistir ao conteúdo e votar na iniciativa iguaçuense, que já está disponível no YouTube @OSdoBrasil, com o título Educação Fiscal nas Redes Sociais — Foz do Iguaçu (vote aqui).
A iniciativa resulta de parceria do Observatório Social com a agência Indexa, que atua no projeto de forma voluntária. Até o momento, foram produzidos e veiculados vídeos sobre licitação, funcionamento da administração e como a comunidade pode acompanhar a aplicação dos recursos públicos.
São produções em linguagem simples e direta, adequadas para os meios digitais. Como resultados, além do aumento de seguidores nos canais da entidade, foram mais de 170 mil visualizações no Instagram e 42,6 mil contas alcançadas.
“O trabalho de educação fiscal nas mídias sociais amplifica a mensagem sobre a força do cidadão quando ele decide participar e a monitorar a aplicação dos recursos públicos”, realça a coordenadora do Observatório Social, Rafaela Buono. “E contribui para fortalecer a imagem institucional da entidade e atrair novos voluntários”, completa.
Controle social
A controladora social de Foz do Iguaçu reforça que a educação fiscal é um instrumento para incentivar o morador a entender de onde vem e para onde vai o dinheiro público — e qual é o seu papel. Ele é incentivado a monitorar, cobrar e envolver-se.
“Cada real bem aplicado é mais saúde, educação e infraestrutura”, prossegue. “Nós acreditamos que a transformação começa pela informação, por isso mobilizamos todas as ferramentas para que ela chegue a quem interessa: o cidadão iguaçuense”, sublinha Rafaela, que protagoniza os conteúdos em vídeo.
O diretor de Audiovisual da Indexa, Jhonatan Natalizio, ressalta a importância dessa parceria. “O Observatório já fazia um trabalho impecável em educação fiscal. Nossa parceria entrou para potencializar, com produções em linguagem simples, para levar os conteúdos até onde precisam chegar: o dia a dia das pessoas”, frisa.
Amplificação da mensagem
Os vídeos são produzidos envolvendo a diretoria, voluntários e técnicos do Observatório Social. O próximo passo recai sobre o especialista em tráfego digital, com o intuito de impulsionar a mensagem em prol do controle social em Foz do Iguaçu.
Prêmio nacional
O Concurso de Boas Práticas do Sistema OSB é a principal vitrine entre os observatórios para a exibição de trabalhos, conexão e compartilhamento dessas ações com o público. Esse canal digital aproxima o cidadão, gestores públicos, empresários e instituições de pautas sociais com o objetivo de fomentar cidadania, ética, integridade e fomento à transparência.
Vote aqui apontando a câmera do celular:

(AI Observatório Social)