Cidadania: o vereador e seu papel na comunidade

Observatório reforça que esse agente político não é o “ajudante do prefeito” e fiscalizar é sua principal função; assista ao vídeo.

Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, sendo, portanto, independentes e autônomos em relação ao Executivo e ao Judiciário. Afinal, qual é o papel desse agente público na sociedade?

Em vídeo educativo que integra as ações de cidadania fiscal, o Observatório Social em Foz do Iguaçu enfatiza que o vereador tem um papel fundamental. Mas ele não é o “ajudante do prefeito”.

“O vereador representa a população e fiscaliza como o dinheiro público está sendo usado”, expõe o conteúdo, apresentado pela coordenadora do OSB-FI, Rafaela Buono. O vídeo foi produzido pela Indexa, parceira da entidade de controle social.

Ao vereador cabe elaborar leis, sugerir melhorias para a cidade, cobrar explicações do gestor municipal e fiscalizar o uso do dinheiro do orçamento, que é de todos. Aliás, entre as normas que os parlamentares deliberam está a Lei Orçamentária Anual, a LOA.

E atenção: “vereador não pode prometer vaga em creche [educação infantil], consulta médica ou asfalto na sua rua”, reforça Rafaela. “Isso é responsabilidade do Executivo”, completa.

Acompanhe as ações da Câmara e do vereador que recebeu o seu voto em: fozdoiguacu.pr.leg.br. Isso é cidadania e compromisso com Foz do Iguaçu.


Assista e compartilhe o vídeo, aqui.