Observatório Social em Foz do Iguaçu promoveu um encontro para fortalecer os grupos de trabalho que atuam em temas que vão da saúde ao meio ambiente.
O voluntário é a peça chave na atuação cidadã para o controle dos gastos públicos. Essa foi a principal mensagem do encontro promovido pelo Observatório Social do Brasil (OSB) em Foz do Iguaçu, na última segunda-feira, 21.
O objetivo foi compartilhar experiências e ideias, além de apresentar o trabalho dos controladores sociais iguaçuenses para novos voluntários. A intenção é fortalecer as atividades dos grupos temáticos.
Todo cidadão pode se tornar voluntário, contribuindo conforme sua disponibilidade de tempo, por meio da metodologia própria da rede nacional de observatórios. A única restrição, devido à independência da entidade, é que pessoas com filiação ou militância político-partidária não podem participar.
O presidente do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Jaime Nascimento, explicou as principais atividades realizadas pela entidade. Ele destacou o monitoramento de licitações, compras e contratos dos entes municipais, além da produção e análise de indicadores de políticas públicas.
O dirigente ressaltou que o engajamento da cidadania é essencial para ampliar os resultados e áreas de atuação, valorizando o voluntariado no Observatório. “O voluntário é a peça fundamental da nossa atuação”, enfatizou.
Ele também fez referência ao slogan do controle social, que sugere transformar a indignação em ação. “As pessoas reclamam da má gestão dos recursos ou de serviços públicos inadequados. O Observatório é o instrumento para converter essa contrariedade em atitude”, convidou Jaime.
Na sequência da programação, antes do debate entre os participantes, o voluntário Haralan Mucelini apresentou uma metodologia que facilita o trabalho dos grupos. Já os voluntários Ademar Fiorini, Marco Aurélio Escobar e Fátima Langbeck destacaram a atuação dos colegiados temáticos de obras e meio ambiente.
O Observatório Social em Foz do Iguaçu mantém cinco grupos de trabalho, nos temas de obras, contas públicas, meio ambiente, educação e saúde. Os voluntários podem escolher a área com a qual mais se identificam e participar.
Faça parte
Informações e orientações sobre como ser voluntário do Observatório Social podem ser obtidas pelo WhatsApp: (45) 8823-5350.